Robe BMFL Spot impressiona

O muito aguardado BMFL – Bright Multi-Functional Luminaire – da Robe, promete ser um verdadeiro “game changer” no mundo dos moving heads.

 

O BMFL Spot é o primeiro da sua família e produz uns poderosos 250,000 lux a 5 metros. Actualmente, nenhum outro produto no mercado consegue equiparar-se a esta capacidade. Apesar da sua potência e grande número de funções, pesa apenas 36 Kgs, com dimensões compactas, atendendo ao que é usual num moving headdesta gama.

A lâmpada de 1700W foi especialmente desenvolvida pela Osram para este produto e produz um CRI (Color Rendering Index) de 92, resultando em mais um número recorde na indústria. Esta qualidade de luz, combinada com um aperfeiçoado sistema óptico de 5 a 55 graus de zoom, dá forma a um apurado beam, verdadeiramente homogéneo e sem hotspot.

Outra interessante e útil particularidade da combinação do BMFL com esta nova lâmpada, é a capacidade de operar em três diferentes potências. 1700W, 1500W e 1200W, baixando a potência da luz, sem prejudicar a qualidade da mesma, já que o sistema de arrefecimento se ajusta às necessidades de cada potência. Com isto, a lâmpada tem uma duração média de 500 horas a 1700W e 750 horas a 1500W e 1200W. Apesar de este ser o moving head mais silencioso da gama, o BMFL torna-se ainda mais discreto quando reduzida a potência.

A nova tecnologia de mistura de cores de alta definição, consegue produzir um espectro completo de cores. Existem ainda duas rodas de cores, que incluem filtros que podem ser usados para ajustar a temperatura de cor e melhorar o CRI dos brancos, quando o desgaste da lâmpada assim o exige.

O BMFL contém duas rodas de gobos rotativos, cada uma com 6 posições de gobo com sistema slot&lock e dois prismas rotativos. A roda de gráficos dupla, permite que se foque uma ou outra roda ou mesmo, as duas simultaneamente, sendo ainda possível, controlar cada uma das delas individualmente, para criar arrojados e infinitos efeitos. As funções de frost e dimming acrescentam mais opções a estes efeitos. Estão disponíveis três níveis de frost e o dimmer é excepcionalmente suave, sem qualquer distorção e, portanto, a largura total do beam é visível mesmo até ao ponto no qual desaparece. O efeito de strobealcança os 10 flashes por segundo.

Apontando à aplicação nas projecções de luz de longas distâncias, uma nova e patenteada tecnologia de estabilização da máquina foi desenvolvida – EMS (Electronic Motion Stabiliser) –, que permite ao BMFL, absorver vibrações dos movimentos pan & tilt quando suspenso num truss, evitando o tremer do foco quando este pára sobre um local ou “objecto” a iluminar.

A intensa troca de ideias entre a Robe e os profissionais da área em todo o mundo, que foram manifestando os seus desejos e necessidades, resultou num produto que se assume como protagonista em qualquer projecto.