Luzes ETC! Câmara! Acção! na exposição Hollywood Costume

A recém-inaugurada exposição Hollywood Costume no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), conta com a ilumincação dos projectores ETC Source Four Mini, alimentados por dimmers ThruPower, que certamente o farão esquecer tudo o que sabia sobre visitas a museus e pode mudar para sempre a maneira como vê as exposições.

O conceito “exposição de trajes” pode não parecer muito entusiasmante. Talvez já tenhamos visto muitos trajes presos em armários de vidro sob branda iluminação, com longos textos que pormenorizam cada peça de roupa. Mas esta é uma exposição que, pelo menos para os seguidores de cinema, terá muito encanto.

Aqui, os trajes recebem tanta atenção como os actores que os usaram. Os criadores destas notáveis exibições, perceberam que, sem grande iluminação, som e vídeo, os trajes são apenas roupas velhas, usadas por pessoas famosas. Mas em vez disso, os trajes em exposição herdaram o carisma das estrelas que os vestiam. Muitos transmitem a sensação de alegria e confiança que um actor pode ter sentido dentro de tal criação.

Os figurinistas raramente recebem o reconhecimento que merecem. Assim como os editores e escritores, o seu trabalho é muitas vezes ofuscado pelos realizadores, produtores e actores. Nas vestimentas modernas usadas em cinema, o público assume que os trajes podem ser encontrados num shopping local. Esta exposição é uma narrativa que define o papel fundamental do cliente no processo criativo, com cada etapa do processo, meticulosamente exibido em superfícies de projecção em acrílico, com faixas de áudio sincronizadas.

O Light Designer Trevor Burk da Visual Noise Creative, dá aos trajes algo que nunca tinham tido antes – um aspecto teatral, esculpido com luz frontal, traseira e lateral.

Burk entrou no processo criativo desde o início. Escolheu um discreto tubo preto sobre uma truss tradicional, para desviar a atenção do tecto e luminárias. Ele sabia de antemão, que iria haver um rígido controlo de temperatura de cor e intensidade de luz no seu design. “Os responsáveis do museu não queriam mais do que 50 lux de luz em cada traje, por isso optei por trabalhar com as luminárias ETC em canais dimmer individuais para poder ter controlo total”, diz Burk. Nos bastidores, as fileiras das novas e compactas 96-way MP Rolling Racks com ThruPower, poderiam servir uma turnê da Broadway com uma diferença muito importante: todo o equipamento de iluminação usa apenas 60 amperes de potência. No coração do projecto, estão 454 luminárias ETC Source Four® Mini LED Gallery. “Este projector preencheu de forma perfeita, todas as minhas necessidades. Além de um par de fresnels ARRI LED L7C e L5C, usamos o Source Four Mini em todos os lugares – é uma poderosa luz, mesmo a partir de uma altura de 6.7m e oferece um campo de iluminação bastante recortado”, afirma Burk. “Para a programação, foi utilizada uma consola Eos e uma rede sem fios de modo a que três equipas pudessem controlar os canais com uma aplicação móvel iRFR.

Associate lighting designer Phil Kong adds: “The show is controlled by an Ion RPU [Remote Processor Unit]. Operations staff can recall presets, start up and shut down lighting and projection, and can control party-space colour and intensity via an ETC Mosaic Tessera Panel Controller touchscreen that sends UDP triggers to the Ion.” In other words, the push of the button will set in motion some Hollywood magic and a string of memories.

O Light Designer associado ao projecto, Phil Kong acrescenta: “O show é controlado por um Ion RPU (Processor Unit Remote). A equipa de operações pode chamar presets, iniciar e desligar a iluminação e projecção, e pode controlar a cor e intensidade através de um painel de controlo touchscreen ETC Mosaic, que comunica em UDP com a Ion. “Noutras palavras, um simples toque num botão, colocará em movimento, a magia de Hollywood e uma série de memórias.”

Para mais informação sobre o Source Four Mini, clique aqui.