LDR ilumina o NOSPR (Polónia)

O auditório NOSPR em Katowice (Polónia), que abriga a Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, tem uma sala principal com 1.800 lugares e uma sala de música de câmara e ensaio com 300 lugares, todas equipadas com luminárias LDR de Itália. A Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca cumpre o papel de um embaixador da cultura polaca na cena artística internacional.

Este novo auditório foi construído com o objetivo de apontar esta cidade que vivia das minas, em direção à cultura, através da criação de um centro cultural capaz de estimular toda a região. Cofinanciado pela União Europeia, no âmbito dos fundos de desenvolvimento regional da EU, este espaço tem um total de 25.450m² de espaço ocupado e um volume cúbico total de 199.841m³.

Para além da grande sala de concertos e da sala de música de câmara e ensaios, o espaço inclui ainda um estúdio de gravação e áreas administrativas, bem como, espaço dedicado à tecnologia e arquivos musicais históricos.

O projeto também incluiu o desenvolvimento da área ao redor do edifício, incluindo um anfiteatro, serviços de comunicação, restaurante, parques e infraestruturas relacionadas.

A sala principal foi projetada para todos os tipos de música sinfónica e pode acomodar 120 músicos, incluindo coro e órgão.

O projeto de iluminação na principal sala de concertos e sala de música de câmara e ensaio, é todo baseado em luminárias de tungsténio LDR. Aqui, podemos encontrar projetores Fresnel de 1000W e 2000W (Nota e Tono) e projetores de recorte com zoom de 1200W e 2000W (Nota 8/22 e Tono 8/22).